Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou a “Operação Dupla Face”, com o objetivo de cumprir mandados contra membros de uma organização criminosa suspeita de montar uma central telefônica para realizar fraudes bancárias em Imperatriz, a cerca de 631 km de São Luís.
A operação resultou no cumprimento de dois mandados de prisão e três de busca e apreensão. Segundo a polícia, os suspeitos cometiam fraudes bancárias por meio de ligações telefônicas, se passando pela central de atendimento do banco para obter acesso às contas das vítimas e desviar valores.
As investigações revelaram que os criminosos realizaram várias tentativas de burlar o sistema de reconhecimento facial, um recurso de segurança utilizado por instituições financeiras. Em uma dessas tentativas, os suspeitos usaram uma imagem facial com o rosto de um dos envolvidos visível por trás da imagem falsificada.
Durante o cumprimento dos mandados, os suspeitos tentaram descartar um celular jogando-o no vaso sanitário. Entre os itens apreendidos estavam dispositivos eletrônicos, objetos de alto valor e dois veículos pertencentes aos investigados. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de bens e ativos.
Após as formalidades legais, os presos foram encaminhados ao sistema prisional, e as investigações continuam para esclarecer totalmente os fatos e identificar individualmente os envolvidos.